sexta-feira, 13 de julho de 2012

Hoje é dia de rock, bebê!


Hoje, sexta feira 13, é o Dia Mundial do Rock, e nada melhor do que um post com esse tema para nos inspirar. 
Diferentemente de tudo o que já havia surgido na música, o rock misturava um ritmo acelerado e dançante, com o som negro do sul dos EUA. O gênero foi ouvido pela primeira vez em 1951, em Ohio. e depois disso é claro que se espalhou para o resto do país e do mundo. 
Bill Haley, considerado o ‘pai do rock’, em 1953 gravou “Crazy Man, Crazy”, primeiro disco a aparecer nas paradas com a descrição rock and roll. E, no ano seguinte, lança o primeiro grande hit, “Shake, Rattle and Roll”, criado a partir de escalas de jazz. Mas foi Elvis “The Pelvis” Presley quem ‘causou’. Branco que cantava como negro, como era definido na época, sacudindo os quadris - para horror da conservadora sociedade dos anos 50 -, fez a histórica gravação em Memphis da canção “That’s All Right”. Daí, revolucionou o mundo. E abriu caminho para roqueiros negros como Little Richard e Chuck Berry.

O rock começou a influenciar a moda a partir dos anos 60. Mas atualmente o rock nos inspira através de duas principais vertentes:
1) Folk Rock:
Gênero musical que combina elementos de música folclórica e rock ´n roll. O termo surgiu em um movimento nos Estados Unidos e Canadá em meados da década de 1960. O som era composto por harmonias vocais afinadas e uma abordagem limpa para a utilização de instrumentos elétricos como a guitarra elétrica. O repertório era desenvolvido a partir de fontes folclóricas e também de outros artistas como Bob Dylan.
Quando aconteceu o Festival de Música e Artes de Woodstock, quase todos os músicos foram influenciados pelo folk rock, entre eles Janis Joplin, Jimi Hendrix e Jim Morrison que deram um visual exótico ao estilo musical. O som da guitarra era estilo de vida, virando bandeira para a geração hippie que mudou a maneira de pensar e vestir de toda uma geração.



                                                                Joe Cocker e Jimi Hendrix


2) Punk e Metal:
Em meados dos anos 70, começava o movimento punk na Inglaterra defendendo a rebeldia, a crítica social e o anarquismo e que com Vivienne Westwood acabou virando moda. O heavy metal (muitas vezes referido apenas como metal) é um gênero do rock que se desenvolveu no final da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Tendo como raízes o blues-rock e o rock psicodélico, as bandas que criaram o gênero desenvolveram um espesso, maciço som, caracterizada por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas e performances dramaticas no palco.


Vivienne Westwood

Hoje em dia existem inúmeras versões atualizadas de roupas, e acessórios que remetem ao estilo rock de ser, e eu encontrei algumas, dentro dessas infinitas possibilidades.

www.dafiti.com.br
www.amomuito.com
Camiseta Ramones- Galeria do Rock
Shorts- sem preço, porque você pode fazer um desse na sua casa mesmo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário